segunda-feira, 16 de julho de 2012

Arcano 03- A Imperatriz



O 3º Arcano é figurado pela imagem de uma mulher sentada no centro de um sol radiante, é coroada de doze estrelas e seus pés pousam sobre a lua. É a personificação da fecundidade universal.

O sol é o emblema do poder criador; a coroa de doze estrelas representa as casas que este astro percorre, ano por ano, ao redor da zona zodiacal. Esta mulher, a Ísis celeste ou a Natureza, traz um cetro na mão remontado por um globo; é o sinal da sua ação perpétua sobre as coisas nascidas ou que devem nascer. 
Na outra mão traz uma águia, símbolo das alturas a que pode elevar-se o vôo do espírito. A lua colocada sob os seus pés representa a inferioridade da Matéria e sua dominação pelo Espírito.  


O 3º Arcano é o modelador. 
Está claro que por meio do Verbo, se modela tudo na Criação, na Natureza. 
Este Arcano significa Êxito, é produção tanto material como espiritual. 
Sefirote Kabalístico: Binah 
Letra hebraica: Guimel Planeta: Júpiter 

Júpiter em Sagitário – Aquário - Libra 




Axioma transcendente: “Tecendo está o teu tear, tela para teu uso e telas que não hás de usar”. “Lembra-te, filho da Terra, que afirmar o que é verdade e querer o que é justo, já é criar e afirmar e querer o contrário é entregar-se à própria destruição

 GHIMEL O dinamismo vivente. Representa a natureza divina, o organismo em função, a conjunção das forças que tendem ao mesmo fim, a matriz universal em seu trabalho criador, o Verbo em função. "A Imperatriz no ato de fazer-se manifesta sua potência." 
©Iglesias Janeiro 


 Se o 3º Arcano se apresentar entre os sinais fatídicos do teu destino, espera o êxito das tuas empresas, contanto que saibas unir a atividade que fecunda, à retidão de espírito que faz frutificar as obras. 


PREDIÇÃO: Multiplicação dos bens materiais, prosperidade nos negócios, abundância, riqueza, êxito. Obstáculos a vencer e satisfações a medida que vão sendo vencidos. Esta Lâmina significa germinação, fermentação, incubação, fecundidade, geração, iniciativa. 


Amor, beleza, felicidade, filhos, criações, elegância, delicadeza, sensualidade, feminilidade, maternidade. Significados simbólicos 
O verbo, o ternário, a plenitude, a natureza, a fecundidade, a geração nos três mundos. Sabedoria. Discernimento. Idealismo. Influência solar intelectual. 
É o arcano da Magia Sagrada, instrumento do poder divino. Mensagem: Neste momento as conquistas estarão facilitadas. 
Aproveite a onda de muita sorte e força que estará ocorrendo em sua vida. 

 O terceiro Arcano do Naipe do Espírito representa o poder da Mente, o raciocínio e a capacidade de estabelecer relações. A expressão e a comunicação. Portanto, é um momento de organização geral. Internamente, uma nova forma de associar os conhecimentos e os instrumentos. Externamente, a expansão das relações. Você se sente como se fosse um artesão e estivesse tecendo uma série de novas relações. Está assumindo tudo o que pode usar da sua bagagem: seus conhecimentos, seus dons, suas capacidades. E buscando colocar pequenas raízes dessa teia em todas as oportunidades que a sociedade lhe oferece. É um momento de criar condições para se expandir. Está organizando de uma nova forma sua vida, a partir de conhecimentos adquiridos. 


Momento de planejamento, mais que ação. Reflexão, raciocínio. Você está conseguindo explicar melhor aquilo que pensa. 
Organizar de uma forma mais objetiva os seus planos. 
Muita criatividade, e rápido nas associações. Cuidado para não ficar só na razão. 
É hora de expandir seu espaço na sociedade e isso exige muita diplomacia, que não falta para quem está simbolizado por Nefertite. 
 O raciocínio está muito ativado. Você descobrirá outras maneiras de associar suas experiências e suas capacidades. Descobrindo novas combinações com as mesmas roupas. E conseguirá integrar partes suas que estavam destacadas. Ampliação das relações com o ambiente. Muita criatividade na solução dos problemas. 
Clareza. Facilidade de expressão das idéias. Abertura de canais de comunicação. Conforme a posição desta carta no jogo: No tema do jogo: A reestruturação interna é mais intensa. Na periferia do jogo: A organização de projetos. 



O conhecimento do oculto e do manifestado, o passado e o porvir fazendo-se realidade no presente. A aura da deusa Nefth invadindo o Plano Mental - são as doze estrelas que representam as vias do saber. 
 Plano Mental - A idealização, generalização e manifestação, o espiritual, o mental e o físico, Criação, Conservação e Renovação. 
 A Deusa Nefth está sentada num cubo geométrico, que é o símbolo das relações do produto cartesiano, que significa um momento de trabalho mental. 
Nas mãos da deusa o bastão, significando o poder sobre o corpo e a matéria. Ela conversa com o pássaro Uatchet, que é o Deus da Evolução, representação dos Olhos de Rá, símbolo do espírito. Ela é a mente, a conexão entre o material e o espiritual. Plano Material 
 Tendência a expansão, multiplicação e concretização das idéias, desejos e atos que expressam a vida interior. A lua crescente como símbolo da criatividade, da criação, da elaboração mental. III. A Imperatriz 
Parte do texto- retirado do site:http://www.tarotdoor.com/Livro/Arcanos/Simbolos/S03.html




O Arcano da Magia Sagrada, da Força Mediadora, da Mãe]


                     
Uma mulher coroada, sentada em um trono, mantém contra si, com sua mão direita, um escudo ornado com uma águia amarela, enquanto que com a esquerda sustenta um cetro que termina por um globo encimado pela cruz. Está representada de frente, com os joelhos separados e com os pés ocultos nas dobras da túnica. A cintura da Imperatriz está marcada por um cinto, que se une a uma gola dourada.

A coroa leva florões amarelos e permite que os cabelos da figura se derramem sobre os ombros.
O trono está bem visível e seu espaldar sobressai à altura da cabeça da Imperatriz. No ângulo inferior esquerdo da estampa cresce uma planta.
A águia desenhada no escudo olha para a direita.

Mental: Penetração na matéria por meio do conhecimento das coisas práticas.
Os problemas vêem à tona e podem ser reconhecidos.
Emocional: Capacidade para penetrar na alma dos seres. Pensamento fecundo e criador.
Físico: Esperança, equilíbrio. Soluciona os problemas. Renova e melhora as situações. Poder contínuo e irresistível nas ações.
Sentido negativo: Desavenças, discussões em todos os planos. As coisas se embaralham e ficam confusas.

Atraso na realização de um acontecimento que, no entanto, ocorrerá. Afetação, pose, coqueteria. Vaidade, presunção, desdém. Futilidade, luxo, prodigalidade. Deixa-se levar pelas adulações, falta de refinamento, modos de novo-rico. Este Arcano exprime:

No MUNDO DIVINO → O Poder supremo, equilibrado pela inteligência eternamente ativa e pela Sabedoria absoluta.
No MUNDO INTELECTUAL → A Fecundidade universal do Ente.
No MUNDO FÍSICO → A Natureza em elaboração, a germinação dos atos que devem nascer da Vontade. Lâmina 3 – A Imperatriz (A Faraó) Uma imponente figura, sentada, trajando ricas vestes e tendo um aspecto real, como uma filha do céu e da terra. Seu diadema é de doze estrelas reunidas.

O símbolo de Vênus está no escudo que se encontra perto dela. Em sua frente amadurece um trigal, e atrás dela há uma queda d'água.

O cetro que ela segura é encimado pelo globo deste mundo.
Ela é o Jardim do Éden, o Paraíso terrestre, tudo que é simbolizado pela casa visível do homem. Não é a Regina coeli, mas ainda é orefugium peccatorum, a mãe fecunda de milhares.

Há também certos aspectos nos quais tem sido corretamente descrita como desejo e suas asas, como a mulher vestida de Sol, como Gloria Mundi e o véu do Sanctum Sanctorum; mas não é, posso acrescentar, a alma que alcançou asas, a não ser que todo o simbolismo seja interpretado de outra e inusitada maneira. Ela é acima de todas as coisas a fecundidade universal e o senso exterior do sentido externo da Palavra. Isso é evidente, porque não há mensagem direta que tenha sido transmitida ao homem como aquela que é trazida pela mulher; mas ela própria não traz a interpretação de tal mensagem.

Em outra ordem de idéias, a carta da Imperatriz significa aporta ou portão através do qual se pode entrar nesta vida, como em um jardim de Vênus; e então o caminho que leva para fora de lá, para o que está além, é o segredo conhecido pela Alta Sacerdotisa: é comunicado por ela aos eleitos. A maior parte das atribuições dessa carta está de todo errada quanto ao simbolismo — como, por exemplo, a sua identificação com a Palavra, a Natureza Divina, a Tríade, etc. etc. 3.

A Imperatriz — Fertilidade, ação, iniciativa, duração dos dias; o desconhecido, clandestino; também dificuldade, dúvida, ignorância. Invertida: Luz, verdade, resolução de questões discutidas, regozijo público; segundo outras leituras, vacilação.

Arquétipo: A Mãe Sentido geral: Crescimento, vivacidade, nascimento do novo, gravidez, pisar em solo fértil, os ritmos e as forças da natureza.

Profissão: Criatividade, modificação, desdobramento.
Relacionamento: Vivacidade, novo relacionamento.
Consciência: Nova percepção, modificação da visão de mundo.
Sentido Espiritual: Percepção da multiplicidade.
Objetivo: Preservar a vida. Sombra: Crescimento selvagem, arbitrariedade, cobiça.
Carta Invertida: Esterilidade, carência. 3 como quintessência:

O caminho vivo da mudança, do novo e do crescimento.


Compilação de estudos de material próprio e de sites de tarot
Tarotdoor e Clube do Tarot
Marcella Allves S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo (a)!!!
Adoramos suas duvidas e comentários.
Fique a vontade ;)
Marcela Alves