terça-feira, 8 de outubro de 2013

Analise de Jogada- Passado- Presente e Futuro


Casa do Passado- Arcano 18- A Lua ( Arcano Oculto= 11- A Força)
Casa do Presente- Arcano 5- O Papa( Arcano Oculto=24- Rainha de Paus- 06-Os enamorados)
Casa do Futuro- Arcano 6- Os Enamorados( Arcano Oculto=23- Rei de Paus- 05-O papa)

XVIII - A Lua - Obscuridade, advertência, forças ocultas, desilusão, entorpecimento e
superficialidade. É o nosso inconsciente, sempre apontando para as sensações mais profundas que, muitas vezes, não conseguimos explicar e preferimos não ver. É preciso olhar para dentro e descobrir o que nos faz sentir de determinada maneira ou o que nos mantém presos a uma certa situação.   A zona lunar do individuo é a das nossas forças instintivas e muitas vezes ocultas, da nossa sensibilidade. Traz a memória da noite à luz do dia e à consciência. Representa a nostalgia do passado. A Lua é o arcano do imaginário, dos artistas, dos criadores, dos poetas, dos escritores. Muitas vezes, prenuncia a gestação, a gravidez. Indicia também - associada a outras cartas - os erros de apreciação,, os embustes, a lisonja, as mentiras, as promessas muitas vezes irrealizáveis, a fuga perante a verdade e, por vezes, o roubo, as ilusões,  a dúvida e todas as más influencias, calúnias, preconceitos, caprichos, superstições ciladas, perigos, excessos, instabilidades, malefícios.
Deste modo, tal como o número 18, A Lua é a perfeita representação da criação. É passiva, receptiva, fecunda. Simboliza a noite, a humidade, o subconsciente, o imaginário. É a porta do céu e do inferno. É a multidão, a inspiração, a intuição, a mediúnidade, a vidência, mas também a navegação, as viagens por rio ou mar.




V - O Sumo Sacerdote - Autoridade, equilíbrio, inteligência, justiça, poder ESPIR ITUAL e dever moral. É o grande pai da espiritualidade. Repare que ele parece estar orientando as duas figuras que estão na parte inferior da carta.
Se possuir uma aspectação negativa, O Papa poderá indicar um certo conformismo, conservadorismo, dissimulação, rancor, superstição, orgulho, falsa beatice, fanatismo, intolerância.
Para a saúde, representa os conselhos médicos e, de modo geral, aspecta um bom clínico, que ajuda e que cura.
O Papa representa sobretudo a união, a conciliação, a transmissão, a conjugação do principio celeste com o principio terrestre. Também nos ensina a reconhecermos aquilo que mais nos convém.






VI - O Namorado - Momento de escolha, liberdade, AMOR , união, beleza e perfeição,
confiança, cautela e otimismo.
 O seu corpo está voltado para a direita, mas sua cabeça para a esquerda. Ele representa um momento de indecisão entre o novo e o velho ou entre o arriscado e o seguro. Recomenda reflexão.
O Enamorado simboliza a encruzilhada dos caminhos; podendo reunir ou separar; representa a união ou o seu contrário, que é o antagonismo. Simboliza também o mundo transitório entre o espírito e a matéria, que nos reconduz à unidade através do amor.



Colocarei aqui as minhas percepções sobre a Jogada e os Arcanos.

Casa do Passado- Arcano 18- A Lua com o Arcano 11- A Força como Arcano Oculto.
Não existe o acaso, como não existe uma lição que seja entregue de bandeja.
A energia do passado ,mostra que a oscilação dos instintos e das emoções foram necessárias para maturar a consciência e que o encontro com determinadas pessoas, não devem continuar a ser vistos como algo ruim.
A energia do passado indica que houve muita lentidão,muita carga dramatica para depurar as emoções, para que as duas pessoas não usassem a brutalidade.Como se todas as atitudes,por mais pesadas que fossem, se tornassem um ato de perdão.
Mas que isso esta fazendo com que as pessoas envolvidas na pergunta, renasçam das cinzas.Se reequilibrando com seu passado.

Casa do Presente- Arcano 5- O Papa - Arcano Oculto- 24- Rainha de Paus e 06- Enamorados

A partir dessa depuração que houve com as energias do passado, há um renascimento das emoções.
Elas ainda não estão totalmente equilibradas.E que neste momento e a partir desse florescimento do Amor próprio, que há uma renovação de seu paradgimas.
Ainda há o impeto de controlar as emoções,e isso faz com que aja lentidão em todo o processo de realização de ambas as partes.
Mas a atitude de auxiliar de coração mutuamente( Arcano 06), esta fazendo com que os resquícios do medo se dissolvam e a cura seja eficaz para ambas as partes.
Fazendo com que seus novos conceitos sejam mais adequados a sua essência.
No momento presente , mostra um constante jogo de cintura de ambas as partes para lidarem um com o outro.
O Arcano 5 do Papa, mostra que essa interação esta fazendo com que a consciência de ambos se desenvolva mutuamente, facilitando a concretização de objetivos.


Casa do Futuro-Arcano 06- Os Enamorados- Arcano  Oculto 23- Rei de Paus=5 O Papa.

Vemos na casa do Futuro que o ímpeto de tomar atitudes, arregaçar as mangas a partir do sentimento, trará grandes realizações.Ainda vemos um certo desgaste para romper com medos e estabelecer esse novo paradigma, mas há uma evolução na atitude, na coragem.
Mostra um homem moreno( Arcano 23- Rei de Paus),mesmo estando desgastado pelas situações do passado, esta se reposicionando em seu lugar, deixando os desgastes aos poucos de lado e sentindo cada vez mais a sua potencialidade e o seu poder.

Curso Introdutório de Tarot- Online
Para mais Informações:http://www.portalspectrum.com/curso-introdutoacuterio-de-tarot.html

Marcella Allves S.